Uma Noite de Poemas 

No dia 22 de novembro de 2014 eu fui jogar o larp Linda’s Birthday Party (você pode ler mais sobre o jogo aqui) em Hamilton. O jogo é sobre a festa de aniversário da Linda e os jogadores são crianças entre 4 e 6 anos de idade. O larp parecer ser bem light, mas eu não tive a oportunidade de jogá-lo uma vez que 6 dos 10 participantes cancelaram a presença a menos de três horas do larp. Algumas pessoas ainda estavam dispostas a vir ao evento e decidimos não cancelá-lo e jogar outros jogos. Eu sugeri dois jogos: Three of Me, e Good Night, Darlings (a versão traduzida do jogo está no final do post), e nós passamos 3 horas e meia jogando eles.

Nós éramos em cinco pessoas e começamos pelo Three of Me, que é um jogo muito interessante para conhecer pessoas de uma maneira diferente. A idéia do jogo é: um dos jogadores cria uma afirmação sobre outro jogador, não importando se é real ou não, mas para efeito de jogo a afirmação é verdadeira. O jogador que recebeu a afirmarão deve contar três fatos reais de sua vida que provam a veracidade da afirmação. Por exemplo você pode dizer: Nos diga porquê você é a pessoa mais interessante do mundo, ou talvez: Nos diga porquê voce é a pessoa mais bela do mundo. O jogo dura cerca de 20 minutos, mas nós jogamos ele por cerca de 2 horas e meia.

O jogo sugere que sejam usado três fatos reais para provar a veracidade da afirmação, e ai que está a parte interessante do jogo. Quando o jogo começa a ficar mais profundo as pessoas tendem a transformar a afirmação em pergunta e apenas reponde-la ao invés de citar fatos. Quando os jogadores não estão contando fatos reais de suas vidas é mais fácil de moderar o que é dito. Responder a firmação como uma pergunta torna o jogo menos difícil em termos de compartilhar fatos pessoais com estranhos. Quando os jogadores usam fatos reais de sua própria história o jogo torna-se muito mais profundo e a intimidade aumenta. Outra parte interessante deste jogo é o numero três. Os dois primeiros fatos são relativamente simples de pensar, mas o terceiro sempre é mais difícil, o que nos obriga a escavar nossas memórias, o que torna o jogo super interessante.

O segundo jogo Good Night, Darlings é um jogo incrível! O jogo é sobre um criador e suas criações, as darlings. Um dos jogadores será um criador e irá anunciar ao grupo o que ele faz. Por exemplo, nós jogamos o jogo quatro vezes e os criadores foram: escritor famoso de terror, Deus, cientista e professor de jardim de infância que descobriu uma forma de fazer as crianças pensarem por si próprias. O criador sempre irá matar as darlings no final do jogo não importa o que aconteça. Uma vez que o criador se apresenta, os demais jogadores irão dizer qual criação, darlings, eles irão representar. Quando eu fui o criador eu escolhi ser Deus, e as darlings eram: Sabedoria, Esperança e o Big Bang. O jogo em grande parte é um debate onde as darlings tentam provar que o criador está errado em querer matá-las, mas ele sempre o faz no final. Quando o criador era o professor do jardim de infância as darlings escolhidas foram: um ex-aluno que tornou-se líder de uma nação, um aluno atual, e com a intenção de criar Bleed (mistura de emoções e sentimentos entre o jogador e o personagem) eu escolhi representar o  próprio filho(a) de 3 anos de idade do criador.

Apesar de eu não ter tido a chance de jogar Linda’s Birthday Party e ser um garoto de 4 anos com ciúmes de sua irmã Linda, a aniversariante, eu tive a chance de jogar estes dois incríveis jogos e a noite valeu mais que a pena!

Obrigado por organizar o evento e me convidar! =]

Jogos em Português

Boa Noite, Queridinhas

Tres de mim

Leave a Reply

