The Upgrade – Português

Em Dezembro eu joguei dois jogos free forms, um deles chamado The Upgrade e outra M vs M. Neste post irei falar sobre o jogo The Upgrade.

Jogos freeform são difíceis de explicar por que não existe uma definição formal. O que eu posso dizer a respeito é o que eles compartilham em comum incluindo os American Freeform. Os jogos normalmente não são contínuos, eles são compostos por várias cenas curtas, entre 5 a 10 minutos cada. Uma vez que o jogo é dividido em cenas é possível viajar no tempo. Por exemplo, o jogo Limbo é um único acontecimento contínuo de duas horas. Por sua vez, The Upgrade é constituído por pequenas cenas que aconteceram no passado, uma vez que os personagens estão em um programa de televisão após uma semana em um resort. Outra similaridade entre os jogos freeform é o uso de meta-técnicas como por exemplo: monólogo, susurrus e etc. As meta-técnicas são interessantes por que elas permitem os jogadores assumirem outros papéis além de seus personagens principais. Além disso alguns desses jogos possuem diretores que conduzem a experiência. Mais informação sobre meta-técnicas (em inglês)

The Upgrade é um larp Jeepform (mais informações) e ele é sobre um programa de televisão onde casais vão para decidir se permanecem em suas relações ou dão um upgrade para uma nova. No início do jogo os jogadores são divididos em pares, os casais, e eles devem responder questões individualmente e também como casais. As questões são da seguinte ordem: Como vocês se conheceram? Como foi o primeiro encontro? Qual a música favorita do casal? Uma vez respondido as questões, o jogo começa com um speed dating. Para quem não conhece speed dating é um tipo de atividade onde pessoas se reúnem com a intenção de conhecer pessoas para talvez conhecer um parceiro(a). Todas as pessoas tem alguns minutos para conversar com outra pessoa, quando o tempo se esgota, todos trocam de parceiro. Quando o speed dating acaba metade dos jogadores recebem uma flor para entregar a outro personagem que estejam interessados, o(a) novo(a) pretendente, a única excessão é que novos casais precisam ser formados.

A próxima eta é a introdução de personagens. Cada personagem tem que ir a frente das cameras e se apresentar para audiência, que é apenas ficcional. Depois das apresentações os jogadores assumem o papel de produtores para decidirem qual tipo de encontro cada novo casal irá vivenciar. Depois do encontro dos produtores, e como personagens principais, os anfitriões do show perguntam a cada personagem para escolherem um pequeno clipe do encontro. Cada jogador escolhe um clipe do mesmo encontro para mostrar para o público e os jogadores devem encenar. Enquanto há duas pessoas encenando os demais jogadores assistem, neste jogo hora os jogadores estão encenando, hora estão apenas assistindo. Por exemplo no meu caso durante o encontro dos produtores foi decidido que meu personagem e sua parceira iriam fazer um picnic no alto de uma montanha depois de escala-lá e terminariam com um helicóptero os buscando. Eu escolhi o clipe que mostrava meu personagem ajudando minha nova parceira a vencer um obstáculo durante a escalada. Minha parceira escolheu o clipe onde o helicóptero surge para buscá-los. Durante qualquer cena um jogador pode aplicar uma meta-técnica introduzindo cenas do passado ou especulando sobre o futuro. O espaço do jogo é divido em três áreas: passado, presente e futuro. A qualquer momento um jogador pode entrar em uma das áreas passado ou futuro para representar uma cena, enquanto isso a cena atual é colocada em aguardo. Esta mecânica é interessante pois autoriza uma forma muito ampla e liberta de construção do personagem. Por exemplo, um jogador entrou na zona do passado e declarou que meu personagem tinha medo de altura, logo ao voltar para a cena do helicóptero tive que representar meu medo e foi muito construtivo para a história uma vez que minha parceira foi super atenciosa e ajudou no desenvolvimento de uma conexão entre os dois personagens. Outro exemplo está relacionado com daltonismo. Durante um dos encontros um dos personagens estava contando sobre a beleza das cores durante o por do sol, então um jogador entrou na zona do passado e declarou que o personagem que estava ouvindo sobre o por do sol era daltônico. Ao representar o daltonismo o jogador sentiu dificuldade para compreender a bela descrição que o outro personagem estava oferencendo criando um momento cômico durante o jogo.

Outra vez a reunião dos produtores foi convocada. Desta vez decidimos colocar todos os personagem em uma hidro massagem para conversar e depois mostrar para os parceiros originais parte dos encontros com os novos parceiros e solicitar a eles que eles deem um depoimento para as cameras.

Depois do encontro dos produtores, os jogadores foram colocados na banheira para que pudessem conversar. Durante este momento um dos novos casais deixou a cena para irem para o quarto. Um dos casais originais teve uma briga devido ao que aconteceu em um dos encontros. Depois desta cena os jogadores foram entrevistados pelos Anfitriões do show depois de assistirem um pequeno trecho do encontro de seus antigos parceiros. Em termos de jogo os personagens tiveram que repetir pequenas partes de cenas passadas.

Os produtores também decidiram organizar um jantar privado entre os casais originais, mas obviamente o jantar não era privado. O que aconteceu é que cada casal teve a chance de conversar, mas um casal por vez.

A última parte do jogo é a votação para permanecer na mesma relação ou dar um upgrade. O voto é secreto e as regras são: se ambos os parceiros decidirem por ficarem juntos eles permanecem no show. Caso ambos decidirem por dar um upgrade ou os votos forem diferentes o casal tem que deixar o programa.

Meu personagem e meu parceiro venceram e ganharam o prêmio =]. Um casal decidiu permanecer juntos e deixar o programa, o outro casal um decidiu ficar na relação porem o outro decidiu dar um upgrade. Meu parceiro original era um homem e eu fui escolhido por uma mulher. Uma confusão ocorreu por causa na ficha de personagem dizia que eu estava entrando no programa com meu meio-irmão, logo eu interpretei que estávamos pretendendo ser um casal homossexual para conseguir o dinheiro uma vez que meu personagem estava falido. Mas o outro jogador que representou o meio-irmão interpretou que ele era gay.

Alguns comentários sobre o jogo. Primeiramente no manual parece que não existe regras para administração de contato físico, apesar que nós definimos os limites antes de começarmos o jogo. O jogo é divido em três áreas: passado, presente e futuro. Quando uma cena está acontecendo no presente qualquer jogador pode interromper a cena para representar outra cena no passado ou no futuro e com isso a cena atual irá ser influenciada. Apesar que este era o propósito para as áreas, nós usamos as áreas de uma maneira diferente, exceto por uma cena que contou sobre o passado de um dos personagens. Nós usamos as áreas para interferir na cena atual, como por exemplo dizer que o personagem tem medo de altura ou que é daltônico. O jogo também inclui a possibilidade re-encenar uma cena mais de uma vez, porém nós não usufruímos desta possibilidade. Um dos jogadores mencionou que ele viu cenas de mais de 30 minutos serem re-encenadas em um jogo na Europa. Outra possibilidade que não utilizamos devido ao tempo é a introdução de novos personagens, representados pelos mesmos jogadores, após terem personagens que deixaram o programa.

O jogo é bem bacana e interessante, apesar que depois que joguei M vs M, que irei comentar sobre em um post futuro, me fez acreditar que o jogo poderia encontrar uma forma melhor de introduzir as regras e as meta-técnicas.

Gostaria de agradecer Nicole and Gary por terem organizado o larp e Stuart Candy por ter disponibilizado o espaço.

Nicole escreveu sobre a experiência também. (apenas em Inglês): http://www.cultureaddicthistorynerd.com/2014/12/running-upgrade-jeepform-review/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: