Secret Ante – Português

Próximo aos feriados do final do ano, 20 de dezembro, eu fui em uma festa em Hamilton onde um larp chamado Secret Ante foi facilitado. O jogo foi escrito por Aaron Vanek e o download pode ser realizado gratuitamente aqui. O larp é sobre um jogo de poker, mas com um sistema de aposta diferenciado.

Qualquer versão de poker pode ser usado para o larp e o manual ensina uma versão de poker chamada Five Card Draw. A única diferença entre o jogo de poker dentro do larp e de um jogo tradicional de poker é relacionado com o sistema de apostas. Neste jogo não há dinheiro envolvido, mas há algo muito mais valioso em risco, sua vida! Nós somos o que somos por causa das histórias que nós contamos para outros e para nós mesmos. Sem histórias não há seres humanos. Então quando eu falo que você está apostando sua vida, significa que você está apostas as histórias da sua vida.

O jogo começa com os jogadores decidindo em segredo quem eles desejam ser no jogo, podendo ser qualquer personagem incluindo ser você mesmo. O único conselho é que os jogadores precisarão mencionar histórias sobre a vida do personagem, então será complicado se os jogadores não saberem muito sobre o personagem que decidirem jogar com. Além disso o jogo sugere que jogar com um personagem é um exercício intelectual, enquanto que jogar como si mesmo é um exercício de ordem emocional.

Existem 11 tipos de fichas e cada uma delas está associado com partes diferentes da vida. As fichas disponíveis para aposta e seus significados são:

  • Alegria – O que traz alegria para o personagem?
  • Fúria – O que deixar o personagem nervoso, enraivecido, bravo?
  • Medo – Do que o personagem tem medo?
  • Fantasia – Qual é a visão sexual do personagem?
  • Fracasso – No que o personagem já falhou? Uma falha real, não uma potencial. Uma falha potencial seria um medo.
  • Sucesso – No que o personagem foi bem sucedido? Um sucesso real, não um possível sucesso.
  • Tristeza – O que interstice o personagem? Pode ser qualquer coisa que o personagem lamenta sobre a situação presente, uma pessoa, ou passado.
  • Esperança – O que o personagem deseja, tem esperança de acontecer?
  • Sonho – Um sonho que o personagem tenha tido. Diferente de medos conscientes e fantasias, estes são revelações do inconsciente ou talvez apenas estranhos acontecimentos noturnos sem significado.
  • Amor – O que o personagem ama? Pode ser uma pessoa, uma atividade ou qualquer coisa. É algo que o personagem se importa bastante e está disposto a sacrificar-se em prol de alcançar.
  • Identidade – Quem é o seu personagem? Você não precisa escrever o nome do seu personagem, deixe em branco.

Todos jogadores começam o jogo com uma ficha de cada tipo. Cada ficha tem que estar relacionado com alguma história do personagem. Cada jogador marca suas fichas com uma identificação própria e algo relacionado a história com que a ficha está associada.

Conforme o jogo acontece os jogadores irão apostar suas histórias e pode acontecer de um jogador ficar sem fichas. Qualquer jogador é livre para criar quantas fichas desejar, só que quanto mais fichas, mais histórias devem ser compartilhadas. A única ficha que os jogadores não podem criar mais de uma é a ficha Identidade, que é a identidade do personagem. Quando a ficha Identidade é colocada na pilha de aposta o jogo termina, pelo menos foi como jogamos, talvez a regra original seja um pouco diferente, não sei ao certo. Fichas também podem ter seu valor aumentado para 3 se o dono da ficha escrever “todos” na ficha, veja a etapa cashing out mais abaixo.

O jogo pode ser jogado eternamente desde que os jogadores sejam capazes de contar historias sobre seus personagens. Uma vez que o jogo termina é hora de fazer o cashing out (não achei um termo apropriado para traduzir) das fichas, e esta etapa é feito em particular. Cashing out é o ato de trocar as fichas por dinheiro, neste jogo significa contar suas histórias para a pessoas que possuem suas fichas. A única exceção é quando uma ficha possui a palavra “todos”, o que significa que o dono da ficha precisa contar a história associada a ficha para todos os jogadores. Lembra que eu falei que você está apostando sua vida? Outra regra associado com as fichas está relacionada com os Coringas. Os coringas são cartas selvagens, o que significa que eles podem assumir o lugar de qualquer outra carta. Caso um jogador ganhe a rodada usando um coringa, ele o retira do jogo e guarda para si. O coringa pode ser usado para alterar uma das histórias que você tem que revelar na fase de cashing out. Basicamente você pode contar uma mentira se possuir um coringa.

O jogo é muito bacana principalmente quando os jogadores decidem jogar como eles mesmos. Quando jogadores escolhem jogar com personagens as fichas não tem um valor real, então tanto faz apostar tudo ou não; no final são apenas histórias ficcionais. Apesar que dessa forma é um exercício interessante de criatividade. Quando os jogadores estão jogando como si mesmos, especialmente quando jogam com desconhecidos, eles terão que compartilhar histórias sobre si mesmos, o que irá fazer eles pensarem a respeito.

No meu jogo eu joguei sendo eu mesmo, dois jogadores jogaram como versões mais jovens de si mesmo, um jogador jogou como Papai Noel. Um dos jogadores eu não faço ideia quem era seu personagem.

Se você está procurando uma forma simples, divertida e interessante de conhecer pessoas este jogo é para você!

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