Democracy 4 – Português

No dia 21 de maço de 2015 eu joguei Democracy 4 (Democracia 4) escrito por Mark Harding um dos meus amigos de Hamilton. Os jogadores estão em uma nave espacial que irá aterrisar no planeta Democracia 4, que foi descoberto algumas décadas atrás. O planeta é muito similar a terra, logo oferece o ambiente propício para colonização. Desde sua descoberta robôs e drones foram enviados ao planeta para construir cidades para os futuros habitantes e pela primeira vez Democracia 4 irá receber seus novos habitantes.

O jogo apresenta a difícil tarefa de determinar o valor de uma vida. Existe um problema na nave e ela não será capaz de aterrisar no planeta. Existem 12 pessoas e 4 escapes pods, sendo que cada um suporta até três pessoas, logo todos na nave tem um lugar garantido. O problema é que os pods possuem diferentes chances de aterrissar com sucesso no planeta devido a danos estruturais. O primeiro pod tem 80% de chance de aterrissar com sucesso, o segundo 60%, o terceiro 40% e o último apenas 30%. Os jogadores possuem 60 minutes para decidirem quem irá em cada pod, porém todos devem concordar ou os pods não serão enviados.

Eu participei de dois play tests e ambos ocorreram muito bem. O jogo está sólido e pronto para se jogar. Os 12 personagens são pré-escritos e não existe workshop além da explicação básica de como o jogo funcionar. O facilitador representa o personagem I7, que é o holograma do computador da espaçonave. Durante o larp os jogadores podem fazer perguntas ao facilitador invocando I7. A prepararão para o jogo é simples, você precisa apenas de uma sala que comporte todos os jogadores e a identificação onde é cada pod nos cantos da sala.

O jogo possui muitas sutilezas que o torna um jogo muito bacana, como por exemplo racismos e machismo. A maioria dos personagens possuem partes cibernéticas; um personagem é um robô consciente; existe um alien que veste um corpo humano sintético; uma criança de 7 anos de idade portadora de uma doença terminal não contagiosa; uma mulher grávida de gêmeos. Todos esses personagens e suas relações criam uma dinâmica única tornando o jogo muito interessante. Coincidentemente ou não ambos os play tests terminaram com apenas homens nos dois primeiros pods, no qual possuem melhores chances de sobreviver. Isto traz a ideia que homens possuem melhores chances de sobrevivência que mulheres, o que é um conceito errôneo herdado de uma cultura machista. O mais interessante que isso não foi propositalmente determinado. Existe problemas diplomáticos no jogo também. O bispo da Luz Guiadora (Guiding Light), que representa a religião mais proeminente da galáxia está abordo. Existe o embaixador de uma raça alienígena se caso venha a falecer pode desencadear uma guerra entre humanos e aliens. Outro elemento de design são os rumores. Cada personagem no começo do jogo recebe um rumor sobre outro prensagem que pode contribuir ou prejudicar na decisão de escolher em qual pod o mesmo será alocado.

Ambas as vezes chegamos há um consenso e os pods foram lançados. Uma vez que todos tenham assumido seus postos em seus respectivos pods, uma pessoa sorteia uma pedra de dentro de um saco. Se a pedra for vermelha o pod não conseguiu aterrisar e os personagens morreram, caso seja transparente o pod aterrissou com sucesso.

Apenas o grupo sabe o resultado e o próximo ato do jogo é representar o que aconteceu. Um grupo por vez, começando pelo pod 1, representa o que aconteceu. Com muita sorte sobrevive as duas vezes que joguei, sendo que a primeira estava no pod 1 e na segunda no pod 3.

Como mencionei o jogo é muito bom. Parabéns Mark!

Ps. Mark autorizou a tradução do jogo, logo mais publico.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: